sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Da Página ao Ecrã: Emma, de Jane Austen

Olhando para o título deste post, provavelmente toda a gente sabe de que livro estou a falar, certo? Mas, em todo o caso, aqui ficam alguns pequenos dados sobre ele para refrescar a memória: considerado um clássico da literatura, Emma é o quatro romance da autoria de Jane Austen. A premissa desta obra fala-nos sobre a arrogância juvenil e sentimentos mal interpretados, especialmente sentimentos românticos. A sua protagonista, Emma Woodhouse, é uma personagem capaz de levar os leitores a extremos: tanto é profundamente amada por uns, como abertamente odiada por outros. E, mais um vez, Austen explora com maestria as vidas femininas das classes altas da época da Regência inglesa.

Bastantes pontos a favor da obra, na minha opinião, não vos parece? Pois a verdade é que a sétima arte tem vindo a concordar com isso mesmo e, ao longo de várias décadas, muitas têm sido as adaptações deste livro que nos foram chegando ao ecrã e aos palcos. Até à data, a produção cinematográfica mais recente data de 2010. Dá pelo nome de Aisha e é uma versão indiana e modernizada do romance de Austen. No que toca ao pequeno ecrã, a mais recente produção chegou-nos em 4 episódios pela mão da BBC, já famosa pelas suas excelentes adaptações de clássicos e outros romances de época, e é, na verdade, a minha adaptação favorita até hoje. Já pelo mundo do teatro, Emma voltou a pisar os palcos ainda no ano passado através das interpretações da companhia do Absolutely Fabulous Theatre Connection, em Sao Wan Ho, Hong Kong.

No entanto, foi apenas este ano e, aliás, esta semana, que Emma foi levado a um outro nível: a internet. Produzida por Hank Green e Bernie Su, criadores de The Lizzie Bennet Diaries (webseries vencedora de um Emmy este ano e da qual já vos tinha falado anteriormente durante a tag Aniversário Literário), Emma Approved é a mais recente tentativa de trazer a obra de Jane Austen de novo à vida de espectadores e leitores de todo o mundo. Com apenas ainda 2 episódios disponíveis online, é ainda cedo para formar uma opinião sólida a respeito desta adaptação, mas posso afirmar que tenho boas expectativas. Do que vi, gostei bastante e, como tal, achei que seria uma boa ideia partilhar com vocês. Os episódios são pequenos e apenas vos gastam entre 5 a 10 minutos duas vezes por semana, por isso penso que a falta de tempo não será um factor contra assistirem à série. E, já agora e mais uma vez, recomendo também The Lizzie Bennet Diaries e Sanditon.

Deixo-vos com o primeiro episódio de Emma Approved:


Viram? Gostaram? Digam de vossa justiça! E se quiserem ver o segundo episódio, basta clicarem na hiperligação que deixei acima; leva-vos directamente ao canal da série no Youtube.

Ah, e claro, se começarem a seguir a série (ou mesmo The Lizzie Bennet Diaries ou Sanditon), vão partilhando as vossas opiniões!

1 comentário:

  1. Ainda nao li, nem vi o filme, mas quero ver se o faço brevemente e seguido pela ordem livro-filme.

    ResponderEliminar